Topo

Como se proteger de hackers e evitar vazamentos de dados nas empresas?

Página incialSegurança da Informação Como se proteger de hackers e evitar vazamentos de dados nas empresas?
como se proteger de hackers

Como se proteger de hackers e evitar vazamentos de dados nas empresas?

Atualmente, todos os negócios, independentemente do segmento, têm um braço digital, seja com a documentação, processos ou sistemas digitalizados, coleta de dados, armazenamento na nuvem e outros. Nesse cenário, saber como se proteger de hackers é fundamental para reduzir as vulnerabilidades.

Afinal, os ciberataques podem violar a segurança da sua empresa, roubar ou sequestrar informações para extorsão, vazar dados e até causar a interrupção das atividades. O que geraria um enorme prejuízo financeiro e de credibilidade da imagem.

Além disso, em agosto de 2020, entrará em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Esta nova legislação ampliará as exigências quanto à segurança dos processos e à transparência na coleta, tratamento e armazenamento de dados de funcionários, clientes e fornecedores.

Se os processos não estiverem adequados à LGPD, estão previstas multas de até R$ 50 milhões.

Leia também: Segurança de dados: entenda os impactos da GDPR e LGPD

Dessa forma, conhecer formas de como se proteger de hackers é essencial para que a empresa evite vazamento de dados, se multas e mantenha a credibilidade junto à sociedade.

Como se proteger de hackers em 6 passos?

As empresas de diferentes portes e segmentos devem minimizar as vulnerabilidades digitais, protegendo os dados de vazamentos ou outras interferências de hackers.

A seguir, apresentamos 6 passos que podem ser adotados no negócio sobre como se proteger de hackers e tornar o negócio mais seguro. Confira!

1. Conheça a estrutura dos ativos digitais da empresa

Apesar de todas as empresas estarem inseridas no ambiente digital, as vulnerabilidades e ameaças variam imensamente de acordo com o setor, atividades realizadas e processos online.

Dessa forma, é importante que o negócio identifique quais as áreas mais sensíveis, as particularidades de acessos e os impactos na operação. Com essa prática, é possível definir as estratégias a serem utilizadas e os pontos que mais demandam atenção da equipe de TI.

Veja também: Segurança cibernética: conheça as principais brechas para ciberataques

2. Tenha uma cultura organizacional pró-segurança

A estruturação dos processos, a incorporação de ferramentas e as prioridades das equipes devem ser norteadas pela cultura organizacional do negócio.

Por tais razões, é importante que os gestores estejam alinhados em implantar uma cultura organizacional favorável a segurança digital. Assim, facilita a introdução de novos processos e tecnologias na gestão de TI e a delimitação de acessos de acordo com essas diretrizes.

3. Engaje seus colaboradores

Não adianta apenas os processos refletirem a prioridade da empresa em como se proteger de hackers. As estratégias de segurança digital só serão efetivas se os colaboradores estiverem engajados e dominarem as melhores práticas.

O engajamento dos colaboradores é influenciado pela cultura organizacional, mas também por outros aspectos como:

  • Realização de treinamentos e capacitações;
  • Engajamento dos líderes;
  • Ferramentas que não comprometam a produtividade;
  • Facilidade na transmissão das políticas de segurança.

Portanto, a segurança é um aspecto crucial. Porém, os colaboradores só vão assegurá-la no dia a dia se os processos não comprometerem a realização das atividades. Assim, além de saber como se proteger de hackers, a equipe de TI deve investir em estratégias executáveis.

Leia também: 9 formas de engajar os colaboradores em segurança cibernética

4. Invista em ativos de rede modernos

Em geral, as soluções de software são prioritárias para muitas equipes de cibersegurança. No entanto, o hardware também contribui enormemente para evitar as vulnerabilidades que geram vazamento de dados.

Dessa forma, invista em equipamentos modernos, com atualizações periódicas do parque tecnológico da empresa, principalmente no que se refere aos ativos de rede.

Saiba mais: Gestão de TI: como identificar a hora certa de trocar o parque tecnológico

5. Monitore constantemente seus indicadores

Existem diversos indicadores de segurança que devem ser monitorados internamente na equipe de tecnologia da informação e cibersegurança. A definição de quais são os mais relevantes à empresa depende das características e prioridades do negócio.

Além disso, deve-se ter formas de monitorar o desempenho e violações de segurança em cada departamento da empresa. O que vai ajudar a minimizar os riscos em todas as áreas.

6. Adote um sistema de segurança moderno

A implementação de um sistema de segurança moderno é fundamental para que a empresa consiga responder às ameaças rapidamente.

O Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas Avançadas (TPS), da ABX Telecom, mapeia as informações em tempo real sobre possíveis ataques para detectá-los e neutralizá-los com mais eficiência.

Devido ao monitoramento contínuo do sistema, toda a estrutura da empresa fica protegida contra ameaças que são isoladas imediatamente. A equipe de TI é notificada em tempo real para reduzir o tempo de resposta e auxiliar na tomada de decisões.

Quer saber mais vantagens do TPS e como se proteger de hackers? Confira a solução disponibilizada pela ABX e converse com nosso time de especialistas!

Baixe nosso Guia de Segurança Cibernética e saiba como evitar ataques cibernéticos e vazamento de dados.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL