Topo

6 passos para trocar equipamentos de TI com mais eficiência

Página incialGestão de Ativos 6 passos para trocar equipamentos de TI com mais eficiência

6 passos para trocar equipamentos de TI com mais eficiência

Atualmente, para manter-se moderna e competitiva, a empresa deve realizar o investimento adequado nos equipamentos de TI, o que inclui a manutenção e troca periódica dessas soluções.

A troca dos equipamentos de TI deve ser feita quando os hardwares atuais estiverem obsoletos, prejudicando o desempenho das atividades e reduzindo a eficiência do negócio. No entanto, é importante que esse processo não seja realizado sem o estudo adequado.

As necessidades de TI de cada empresa são bastante específicas e podem variar de acordo com tamanho, segmento, número de funcionários, fluxo de venda e outras variáveis. Com isso é essencial que a troca dos equipamentos seja planejada corretamente, garantindo mais eficiência no resultado final. Confira a seguir seis passos fundamentais.

1- Analisar o cenário tecnológico e as necessidades da empresa

Para identificar o que trocar, inicialmente a empresa precisa ter uma equipe responsável por analisar o cenário tecnológico do negócio, considerando todos os hardwares, softwares e processos realizados.

Esse mapeamento permite identificar toda a estrutura atual, mas também possibilita levantar as necessidades da empresa, como processos desatualizados ou manuais que podem ser automatizados, por exemplo.

2- Montar um plano de ação

Em seguida a equipe responsável deve desenvolver um plano de ação considerando as etapas que serão necessárias para alcançar os objetivos identificados. É preciso incluir análise de mercado, pesquisa de equipamentos de TI e soluções, ordem de troca dos equipamentos, etapa de testes etc.

3- Avaliar os equipamentos de TI disponíveis no mercado

Para dar seguimento à proposta, a equipe deve reconhecer quais são as necessidades da empresa e assim avaliar os equipamentos disponíveis no mercado e quais são mais compatíveis, considerando as demandas do negócio e também o orçamento disponibilizado.

Caso não haja um acordo entre esses dois fatores, será necessário avaliar o que pode ser ajustado no plano inicial.

4- Procurar fornecedores de confiança

Essa etapa é determinante para que a troca de equipamentos de TI seja mais eficiente. Existem muitos fornecedores no mercado, entretanto, a confiança é um diferencial essencial.

É preciso que a parceira esteja atenta às necessidades da empresa, ao orçamento disponível e cenário tecnológico atual para desenvolver uma solução mais personalizada e completa.

Um fornecedor de confiança realiza a entrega do novo sistema em menos tempo, com os testes inclusos, com equipamentos de qualidade e trabalha com diferentes marcas para melhorar a qualidade do projeto entregue.

5- Verificar se há integração e compatibilidade dos equipamentos

Os equipamentos devem poder ser integrados, de forma que funcionem em harmonia, visto que um aparelho mais antigo trabalhando com um moderno fará com que o segundo não alcance todo o desempenho desejado.

Um dos objetivos da troca dos equipamentos é justamente que eles tenham essa capacidade de integração para melhorar a performance do sistema como um todo.

6- Considerar a possibilidade de locação e outsourcing

O investimento na troca dos equipamentos de TI, ainda mais se esse processo precisar ser realizado com alguma periodicidade, pode ser alto, o que torna as opções de locação ou outsourcing mais interessantes.

Com elas, a fornecedora parceira fica responsável pela instalação, manutenção e troca dos equipamentos quando necessário, garantindo mais eficiência e economia para a empresa.

Case de troca de equipamentos de TI

Um centro de exposição estava enfrentando problemas devido ao conjunto tecnológico utilizado, que gerava transtornos com equipamentos obsoletos, baixa performance, insatisfação entre usuários e clientes, além da falta de padrão no atendimento.

Devido esse cenário, a empresa recorreu às soluções da ABX Telecom para atender às necessidades de TI e, com o outsourcing, foi realizada a substituição de todos os equipamentos de dados, Wi-Fi e CFTV, além da implantação de diferentes softwares de gerenciamento e análise de rede e performance, garantindo os resultados e a possibilidade de monitoramento.

Como resultado, a empresa melhorou a performance de toda a rede e na entrega do serviço, expandindo a capacidade de conexões simultâneas, padronizando o atendimento e modernizando a infraestrutura de dados e CFTV.

Assim, a ABX Telecom, com a experiência que possui em locação e outsourcing de equipamentos de TI, possibilitou a melhora dos resultados do centro de exposição de forma personalizada e constante.

Caso tenha interesse em nossas soluções de TI, entre em contato conosco!

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL