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Gestão da tecnologia da informação: 6 KPIs importantes para acompanhar

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Gestão da tecnologia da informação: 6 KPIs importantes para acompanhar

Para qualquer setor da sua empresa ter sucesso, é fundamental mensurar e acompanhar os resultados. No caso da gestão da tecnologia da informação não é diferente. A eficiência da área depende do monitoramento constante das equipes e do andamento das atividades.

O que serve para verificar se o desempenho é satisfatório na gestão de TI. Ou ainda, se pode ser melhorado a partir da identificação de gargalos operacionais e problemas no suporte oferecido.

Para isso, devem ser usados os KPIs (Key Performance Indicator) que podem ser traduzidos como indicadores-chave de performance. São as métricas mais relevantes da gestão da tecnologia da informação de acordo com os objetivos do seu negócio.

Quais os principais KPIs para uma gestão da tecnologia da informação eficiente?

Os KPIs podem variar de acordo com as prioridades da empresa. A seguir, conheça 6 indicadores-chave da área de TI e saiba como a gestão de ativos influencia na obtenção de resultados satisfatórios.

1. Funcionamento de sistemas

Esse KPI consiste em monitorar o período no qual o aplicativo ou sistema teve um pleno funcionamento. Indisponibilidade do sistema, erros nas funções principais ou secundárias, entre outros problemas caracterizam o recurso como “inativo”.

Avaliar o período de inatividade é importante para verificar a frequência dessas ocorrências. O que demonstra problemas operacionais recorrentes e principais motivos da instabilidade. Com isso, é possível corrigir as falhas, melhorar esse KPI e a gestão da tecnologia da informação.

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2. Resposta de chamados

A mensuração do tempo de resposta nos chamados é relevante. Afinal, a equipe de TI deve estar sempre disponível para atender demandas dos clientes ou usuários. Deve-se avaliar o tempo de espera, o intervalo de chamadas e o tempo para resolução da demanda.

Essa métrica permite identificar se o atendimento está satisfatório. Assim como entender quais são as ocorrências mais comuns. Com esses dados em mãos, as questões operacionais podem ser aprimoradas, reduzindo as chamadas.

3. Ticket fechado

A mensuração do ticket fechado tem como objetivo avaliar a qualidade e a produtividade do suporte técnico. Para isso, devem ser monitorados o número de chamados e as demandas atendidas.

O objetivo desse KPI é gerar informação útil para saber como anda o atendimento do suporte. Dessa maneira, é possível fazer realocação de colaboradores e treinamentos para a equipe caso necessário.

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4. Entrega do projeto

Essa métrica visa acompanhar o número de projetos entregues dentro do prazo pela equipe de TI. O índice é relevante para verificar a capacidade da equipe de atender às demandas atuais. Portanto, o excesso de atrasos indica a necessidade de mais profissionais ou a redução de novos projetos.

O que serve para a gestão da tecnologia da informação verificar a capacidade de demandas e a produtividade do setor.

5. Satisfação com o projeto

Além da entrega dentro do prazo, o cliente deve dar um feedback sobre o projeto. O que inclui avaliar a qualidade do trabalho, atendimento, desenvolvimento etc.

Então, na hora de pesquisar a satisfação com o projeto, disponibilize uma avaliação de 1 a 5, por exemplo, e um campo aberto para detalhar a experiência.

6. Taxa de erros

O objetivo da taxa de erros é avaliar a frequência de solicitações de ajustes e retrabalho. Isso indica a qualidade dos serviços prestados e também o tempo que a equipe ocupa com essas funções.

O monitoramento permite identificar problemas recorrentes e solucioná-los. Logo, ajuda a reduzir a taxa de erros e melhorar a performance do time.

Qual a importância de manter o parque tecnológico atualizado?

Os KPIs têm como principal objetivo mensurar o desempenho e performance das equipes. Dessa forma, um parque tecnológico atualizado é indispensável para dar os equipamentos de TI necessários aos colaboradores e manter as métricas dentro dos padrões considerados satisfatórios.

Além disso, a qualidade do parque garante a segurança da informação e proporciona eficiência nos processos. Por outro lado, a falta de atualização das tecnologias inviabiliza um bom desempenho da equipe de TI.

Para ajudar a sua empresa, a ABX Telecom atua com a venda, locação e outsourcing de equipamentos de tecnologia. O que garante mais qualidade e atualização para o parque tecnológico. E, consequentemente, um melhor desempenho na gestão da tecnologia da informação.

Com experiência e tradição no suporte à área de TI, a ABX Telecom possui soluções exclusivas no fornecimento dos ativos de rede. Tudo para oferecer uma solução que melhor atenda aos requisitos identificados.

Além disso, a ABX também realiza a manutenção de sistemas, customização e integrações. Precisa de ajuda para melhorar os KPIs do seu negócio? Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas no assunto!

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