Topo

Infraestrutura de TI: 5 passos para deixá-la mais moderna e eficiente

Página incialAtivos de Rede Infraestrutura de TI: 5 passos para deixá-la mais moderna e eficiente

Infraestrutura de TI: 5 passos para deixá-la mais moderna e eficiente

Quando é preciso realizar a atualização e modernização da infraestrutura de TI? Esta é uma dúvida frequente entre os profissionais de tecnologia da informação. Mas saber isso é importante para manter a rede em ordem e evitar que o negócio se torne obsoleto.

Em contrapartida, não há uma regra clara a ser seguida. Em geral, a modernização da infraestrutura de TI serve para eliminar gargalos operacionais e dar mais eficiência ao setor.

Portanto, a atualização deve ser considerada quando os problemas de funcionamento impedem um bom desempenho dos hardwares e softwares.

Leia tambémGestão de TI: como identificar a hora certa de trocar o parque tecnológico

Qual a importância de modernizar a área de TI?

De acordo com a consultoria DCI, as empresas brasileiras estão abaixo da maturidade média esperada, em relação à infraestrutura de TI. Isso se deve, principalmente, porque as atualizações são realizadas preenchendo lacunas, porém não são integradas.

Neste cenário preocupante, desenvolver uma atualização eficiente pode gerar benefícios significativos como:

  • Melhora do desempenho de dispositivos físicos, como os servidores;
  • Redução do consumo de energia.

Também há outras vantagens associadas. Por exemplo: oferecer melhor experiência ao cliente e elevar a produtividade da equipe. Mas isso depende de como o processo é conduzido e incorporado no dia a dia da empresa.

Além disso, a proteção da rede é um fator relevante na modernização. Afinal, este é um benefício esperado durante o processo. E, para que seja de fato efetiva, a segurança deve ser associada a soluções avançadas de firewalls e antivírus.

Passo a passo para a modernização da infraestrutura de TI

Para realizar a atualização corretamente e gerar os resultados esperados, a empresa deve desenvolver uma estratégia para modernizar a infraestrutura de TI. Para auxiliar neste desafio, indicamos 5 etapas que podem ser seguidas. Confira!

1. Faça o inventário da infraestrutura de TI

Muitas vezes, novas estruturas de TI são adicionadas ao longo do tempo para atender às demanda dos negócio. Para uma atualização eficiente, é fundamental traçar um panorama completo de toda a infraestrutura atual.

Com o inventário em mãos, tudo fica mais fácil. Assim, os gestores podem identificar às necessidades e racionalizar o que deve ser suprimido ou trocado, reduzindo os custos do processo.

Leia tambémComo tornar sua rede de dados moderna, escalável, performática e gerenciável?

2. Incorpore novas soluções

A partir do inventário, é possível determinar dois aspectos essenciais:

1º) Todos os recursos que podem ser cortados;
2º) Buscar as soluções disponíveis para desenvolver novos processos e estruturas.

Afinal, não basta simplesmente cortar recursos. Isso não trará os resultados almejados. Portanto, é indispensável avaliar novas soluções de segurança, automação, armazenamento, entre outros para otimizar as operações.

3. Racionalize o espaço físico

Uma etapa frequentemente esquecida pelos gestores de TI é a racionalização do espaço físico. Cada vez mais, esse custo é elevado – e desnecessário – para que a empresa tenha um bom desempenho em TI.

Assim, verifique opções de outsourcing de TI e também de computação na nuvem. As duas alternativas aliadas permitem reduzir significativamente o espaço físico demandado para a infraestrutura de TI.

4. Faça a automação

No 2º passo, citamos a incorporação de soluções. E a automação é uma das soluções mais relevantes para a modernização e eficiência de TI. Esta fase exige uma análise criteriosa dos gestores para avaliar todos os trabalhos e processos que podem ser automatizados.

Assim, será possível elevar a eficiência da área, aumentar a produtividade da equipe e reduzir os custos. Portanto, invista na automação e no treinamento necessário para que a sua introdução seja bem-sucedida.

5. Promova o monitoramento contínuo

Uma modernização profunda exige acompanhamento contínuo para que seja mantida ao longo do tempo. Com novas demandas, é comum a necessidade de expandir a infraestrutura de TI. No entanto, em todas as adições, deve-se verificar a possibilidade de racionalização.

Quando o monitoramento e a racionalização não são cumpridos, a tendência é que a empresa volte ao status de atraso. O que, inclusive, eleva os custos, pois novos recursos são adicionados constantemente sem os cortes necessários.

Precisa de ajuda para modernizar a sua infraestrutura de TI?

Para realizar todos os processos corretamente, é essencial unir a gestão interna com um parceiro experiente e competente nessa área.

ABX Telecom possui conhecimento no suporte ao setor de TI das empresas e conta com diversas soluções para ajudar a sua empresa. Identificamos as demandas do seu negócio para oferecer os serviços adequados e cumprir com os requisitos necessários.

Com a nossa solução de ativos de rede, disponibilizamos todos os equipamentos para modernizar a infraestrutura de TI. Então, implementamos a rede, efetuamos testes e monitoramos os ativos, garantindo máxima eficiência após a atualização do parque tecnológico.

Também desenvolvemos a customização e integração de sistemas. Quer saber mais? Conheça as soluções da ABX Telecom! Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas!

 

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL