Topo

Monitoramento de rede: como manter a boa performance da empresa?

Página incialAtivos de Rede Monitoramento de rede: como manter a boa performance da empresa?
monitoramento de rede

Monitoramento de rede: como manter a boa performance da empresa?

Os negócios são cada vez mais dependentes da tecnologia, como sistemas, aplicações, dados digitais e hardwares. Nesse cenário, o monitoramento de rede é o que garante um funcionamento adequado dessa estrutura.

A boa performance das redes é o que assegura a operação do negócio e as oportunidades de crescimento, dando suporte aos planos de expansão e maior digitalização e automação dos processos.

Saiba mais: Conheça os impactos da automação para a segurança da informação

A seguir, saiba por que fazer o monitoramento de rede e quais benefícios ele proporciona ao negócio.

Qual a importância do monitoramento de rede?

Basicamente, o monitoramento de rede envolve estratégias, processos e ferramentas para identificar ocorrências que alterem os componentes do sistema.

Entre as situações que podem ser identificados incluem-se interrupções de conexão com o provedor de internet, falhas de roteador e switch e problemas gerais nos hardwares.

Outro aspecto relevante do monitoramento de rede, é que ele permite verificar alterações decorrentes do uso inadequado por parte dos colaboradores, como downloads indevidos, tentativas de acesso em documentos, acesso às redes sociais e outros.

Leia mais: Monitoramento de rede: como gerenciar e controlar o BYOD?

Ao realizar esse acompanhamento da rede, os gestores conseguem evitar problemas, aumentando a disponibilidade operacional e também garantindo a boa performance da infraestrutura usada.

4 benefícios do monitoramento de rede

As tarefas viabilizadas pelo monitoramento de rede oferecem uma série de vantagens operacionais e financeiras à empresa. Conheça as principais a seguir!

1. Facilitar correções

O monitoramento da rede permite identificar rapidamente os dispositivos que estão apresentando falhas e comprometendo a operação do sistema.

Dessa forma, é necessário menos tempo para que a equipe de TI identifique os elementos comprometidos e solucione o problema.

2. Identificar oportunidades

Esse tipo de atuação proativa do departamento de TI permite mapear problemas recorrentes na infraestrutura de rede da empresa e atuar corretamente para superá-los e gerar oportunidades futuras.

Essa atenção ao funcionamento da rede viabiliza mapear oportunidades de inovação e ações estratégicas, que serão determinantes na redução de custos e transformação digital na empresa.

Veja ainda: Tecnologia da informação nas empresas: principais áreas de investimento

3. Planejar manutenções e reparos

Quando os hardwares não são corretamente monitorados, eles apresentam problemas que vão resultar na interrupção das operações do negócio.

Com essas informações em mãos, os gestores podem planejar estrategicamente a realização de manutenções e reparos, o que se traduz em menos tempo de inatividade.

4. Garantir a segurança

A estrutura de rede do negócio é a porta de entrada para diversas ameaças digitais, sendo que a falta de monitoramento aumenta o tempo para identificar os ciberataques, comprometendo ainda mais a operação e dados da empresa.

Leia também: Como aumentar a segurança de redes corporativas com tecnologia?

Como estruturar corretamente sua estratégia de monitoramento?

Muitas vezes, o sucesso de uma estratégia de monitoramento de rede depende do auxílio de uma empresa especializada nessa área que já terá práticas consolidadas.

A ABX Telecom tem mais de 20 anos de experiência na área, garantindo a eficiência na gestão de redes ao dar assistência a processos como:

  •         Estruturação da rede corporativa com mapeamento dos ativos;
  •         Controle de acesso dos usuários;
  •         Configurações personalizadas das portas de switch;
  •         Desenvolvimento de um plano de contenção de ameaças;
  •         Sistema de segurança cibernética com monitoramento 24h.

Saiba mais: Gestão de redes: como manter a rede corporativa gerenciável e protegida?

Para melhorar a sua estratégia de monitoramento de rede é essencial contar com um parceiro especializado e confiável. Conheça o sistema de segurança cibernética (TPS) da ABX Telecom aqui!

Baixe nosso Guia de Segurança Cibernética e saiba como evitar ataques cibernéticos e vazamento de dados.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL