Topo

Segurança cibernética: principais tendências para América Latina e Caribe

Página incialSegurança da Informação Segurança cibernética: principais tendências para América Latina e...
segurança cibernética

Segurança cibernética: principais tendências para América Latina e Caribe

A segurança cibernética continua a ser uma das maiores preocupações de gestores na América Latina e Caribe e o Brasil permanece como um dos principais alvos globais de ataques hackers.

De acordo com levantamento realizado pela Fortinet, o Brasil foi alvo de 15 bilhões de ataques cibernéticos em 3 meses em 2019.

Já a pesquisa Cyber Survey 2019, da Deloitte, que ouviu 150 organizações de 12 países da América Latina e Caribe, relatou que 44% das empresas sofreram ciberataques nos últimos 24 meses. Em contrapartida, 48% não sofreram e 8% desconhecem.

A seguir, conheça mais dados sobre segurança cibernética e também quais as tendências da área.

Saiba mais: Como se proteger de hackers e evitar vazamentos de dados nas empresas?

4 tendências na segurança cibernética

Os dados de segurança cibernética na América Latina e Caribe são preocupantes para os gestores. Agora, os executivos questionam não mais “se” e sim “quando” serão alvos de ataques digitais.

A pesquisa da Deloitte trouxe informações relevantes acerca desse cenário na região. Veja!

1. Aumento dos orçamentos

De acordo com os gestores ouvidos na pesquisa, a tendência é que haja um aumento no orçamento para gestão de riscos cibernéticos. Para 89% dos entrevistados, os investimentos devem crescer, já que a segurança assumiu um papel central nas organizações.

Leia também: Segurança cibernética: como as empresas lidam com cibercrimes

2. Respostas de segurança

Apesar do crescimento nos orçamentos de segurança da informação, a pesquisa revelou que há falhas significativas nas respostas. E 70% das empresas não têm certeza sobre a eficácia das respostas aos ataques e apenas 3% fazem simulações.

Portanto, para aumentar a proteção, é fundamental começar a testar e aprimorar as respostas a possíveis incidentes.

3. Conhecimento sobre as ameaças externas

A pesquisa revelou que apenas 31% das organizações adotam medidas de inteligência para detectar riscos e compartilham informações com outras empresas.

Dessa forma, uma tendência é o crescimento das propostas colaborativas. Sem contar o aumento da consciência de que é preciso conhecer as ameaças externas à instituição para melhorar a segurança cibernética dos negócios.

4. Conscientização de profissionais

Entre as tendências mais otimistas, vale destacar que 7 de cada 10 organizações adotaram um programa de conscientização sobre segurança cibernética.

Essa prática foi implementada após o entendimento dos líderes de que apenas com a colaboração de todos os profissionais será possível garantir a proteção.

Leia também: Segurança da informação: por que conscientizar funcionários é importante

Como combater as falhas na segurança?

Além de mapear as tendências sobre segurança cibernética, a pesquisa buscou respostas para esses problemas. Assim, identificou componentes centrais nas estratégias de cibersegurança. Confira os principais fatores:

  • Governança: significa um mapeamento das funções, estratégias e responsabilidades no que se refere à gestão de riscos da empresa;
  • Segurança: inclui a adoção de mecanismos de defesa que minimizem as vulnerabilidades, como um sistema de segurança completo;
  • Vigilância: engloba uma cultura organizacional em prol da segurança e, assim, ajuda a identificar vulnerabilidades mais rapidamente;
  • Resiliência: refere-se à capacidade de resposta da empresa, tomando decisões ágeis que minimizem os impactos de um ciberataque.

Portanto, a gestão centralizada de segurança cibernética deve partir desses pilares para conseguir uma resposta efetiva em caso de ameaças digitais.

Saiba mais: 5 principais erros no armazenamento de dados em empresas

Como a ABX Telecom pode te ajudar?

A ABX Telecom é um outsourcing de TI que dispõe de soluções completas para aumento da segurança digital das companhias, desde ativos de rede, storage corporativo até sistemas de proteção.

O Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas Avançadas (TPS) é uma plataforma moderna que detecta informações sobre ameaças em tempo real, permitindo identificá-las e neutralizá-las de maneira mais rápida.

Dessa forma, o TPS garante o cumprimento das diretrizes sobre segurança cibernética, pois reduz as vulnerabilidades ao mesmo tempo em que agiliza o tempo de resposta e a tomada de decisões.

Para saber mais sobre o TPS e as estratégias de segurança, conheça a nossa solução!

Baixe nosso Guia de Segurança Cibernética e saiba como evitar ataques cibernéticos e vazamento de dados.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL