Topo

Segurança da informação: como conseguir resiliência cibernética?

Página incialSegurança da Informação Segurança da informação: como conseguir resiliência cibernética?

Segurança da informação: como conseguir resiliência cibernética?

Ainda que muitas empresas se preocupem com a segurança da informação, poucas conhecem a importância da resiliência cibernética. No entanto, é importante entender este conceito. Afinal, trata-se de um poderoso aliado neste cenário de crescentes ameaças e riscos de ataques virtuais.

De acordo com o “Relatório sobre ameaças internas” da Vormetric, 69% dos entrevistados no Brasil consideram suas organizações como um pouco ou mais vulneráveis a ameaças internas. Além disso, 72% afirmam ser necessário investir mais em segurança da informação nos próximos anos.

O que indica a relevância das medidas de cibersegurança. Para ajudar as empresas neste desafio, saiba o que é resiliência cibernética e como ela impacta na segurança da informação.

O que é resiliência cibernética?

A estratégia consiste na capacidade de identificar, prevenir, detectar e responder a riscos internos ou externos causados por violações de dados, invasões ou falhas. Ao mitigar as ameaças e reduzir as possibilidades de danos tanto ao cliente quanto à organização, a empresa apresenta-se como resiliente.

Porém, como colocar isso em prática? A gestão de TI deve avaliar os riscos de exposição a ataques e malwares e desenvolver estratégias, políticas e tecnologias para minimizar possíveis danos. Assim, as empresas ficam preparadas para reduzir perdas financeiras e também crises de reputação e imagem em caso de violações.

Dessa forma, a resiliência cibernética é uma estratégia efetiva para elevar a segurança da informação. Isso porque proporciona uma atuação proativa em diversas frentes de combate a riscos, como:

  • Reduzir a janela de ataque;
  • Estimar os possíveis danos causados;
  • Responder a ameaças;
  • Retomar a operação rapidamente.

Qual a importância da resiliência cibernética no novo cenário?

Muitas empresas desenvolvem a segurança da informação apenas em evitar que os ataques aconteçam. Entretanto, a sofisticação dos hackers faz com que novos malwares sejam constantemente criados, sendo cada vez mais danosos e difíceis de evitar.

Logo, o aumento das práticas de cibercrimes inviabiliza que qualquer companhia esteja completamente protegida. Dessa forma, além de evitar os ataques, as empresas devem estar atentas aos planos de contingência que reduzem os danos causados.

Até porque, se as barreiras de proteção não forem suficientes, só uma estratégia resiliente será capaz de devolver a operacionalidade em menos tempo.

Portanto, a resiliência cibernética é indispensável atualmente para aumentar a segurança da informação e diminuir os riscos. Uma vez que, se não for possível impedir o ataque totalmente, as medidas de contenção serão a diferença entre um pequeno dano e perdas incalculáveis.

Leia tambémSegurança cibernética: como as empresas lidam com cibercrimes

Como aumentar a segurança da informação na sua empresa

Com o objetivo de minimizar os riscos de violações e vazamentos, conte com soluções especializadas em segurança. A ABX Telecom possui o Sistema de Proteção contra Ameaças Cibernéticas Avançadas (TPS) que fornece monitoramento e segurança em tempo real.

Por meio da plataforma integrada e usando inteligência de dados, é possível identificar os ataques no momento em que eles ocorrem. O que viabiliza acionar um plano de contingência para neutralizar as ameaças e reduzir os danos.

O sistema permite que a empresa tenha resiliência cibernética, prevenindo ameaças e elevando a segurança da informação. Quer saber mais? Converse com nosso time de especialistas agora mesmo!

 

Baixe nosso Guia de Segurança Cibernética e saiba como evitar ataques cibernéticos e vazamento de dados.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL