Topo

Segurança da informação: como proteger os dados da sua empresa?

Página incialSegurança da Informação Segurança da informação: como proteger os dados da sua empresa?

Segurança da informação: como proteger os dados da sua empresa?

Na Era Digital, os dados ganharam mais importância e uma nova significação. Hoje, a proteção dos dados sobre clientes e empresas são essenciais para a saúde de qualquer negócio, exigindo aumento da segurança da informação e monitoramento constante.

Existem diversas tendências que exigem uma certa preparação por parte das empresas, principalmente no aspecto de novas práticas, como a segurança das conexões Wi-Fi e o BYOD. Saiba mais a seguir!

4 dicas para aumentar a segurança da informação na rede Wi-Fi

Cada vez mais há um número elevado de dispositivos sem fio, como smartphones, tablets, notebooks e warables, o que exige que as empresas desenvolvam soluções de segurança da informação também para conexões Wi-Fi e não apenas para as cabeadas. Pensando nisso, destacamos a seguir quatro dicas de segurança que podem ser implementadas.

1. Altere o nome da rede

O primeiro cuidado a ser tomado é logo que a rede Wi-Fi é conectada, realizando a alteração do nome da rede que é padronizado pelo fabricante. Com isso, garante-se que hackers não conheçam o modelo do roteador usado, dificultando ciberataques.

2. Mude a senha com frequência

A mudança frequente da senha é outra dica importante para dificultar o acesso de pessoas não autorizadas. Somada a isso deve-se investir em senhas fortes, que utilizam letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.

3. Adote uma conexão criptografada

As configurações de rede do próprio equipamento têm alternativas para aumentar a segurança da informação, como a opção “WPA2”, que garante o uso de um sistema de criptografia mais complexo e mais difícil de ser desvendado.

4. Faça atualizações nos equipamentos

roteador funciona com um sistema operacional que deve ser atualizado de tempos em tempos, normalmente a cada mês. Isso pode ser feito com o update de firmware na internet.

Leia também: Gestão de TI: como identificar a hora certa de trocar o parque tecnológico

As atualizações permitem a correção de falhas de segurança, evitando que o equipamento fique vulnerável.

O que é e como funciona o BYOD?

A complexidade da segurança da informação na rede Wi-Fi da empresa soma-se a outra prática cada vez mais comum, o BYOD,  do inglês, bring your own device (traga seu próprio dispositivo). Dessa forma, os colaboradores utilizam os próprios equipamentos nas atividades corporativas.

Essa prática exige que a empresa tenha gestão de TI mais eficiente, além de tornar necessária a criação de regras que aumentem a segurança. Outro aspecto a ser considerado é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a qual exige que os dados dos usuários sejam armazenados em segurança.

O não cumprimento das medidas de segurança da informação necessárias pode resultar em multas e sanções para a empresa pelo descumprimento da lei, além de tornar as redes vulneráveis a ciberataques, gerando riscos ao negócio.

Conheça nossas soluções de segurança da informação

Considerando as proteções demandadas pelas conexões Wi-Fi e pela prática do BYOD, as empresas devem investir em soluções robustas de segurança da informação, o que normalmente está relacionada à escolha de uma parceira especializada.

ABX Telecom, por exemplo, tem soluções de Wi-Fi tanto em ativos de rede, como em projetos, serviços de instalação e manutenção, garantindo mais segurança às empresas. Como benefício, as companhias mantêm-se protegidas e com soluções modernas e atualizadas, reduzindo as vulnerabilidades do sistema e aumentando a eficiência.

Além disso, nosso Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas Avançadas (TPS) é uma plataforma pré-integrada e orientada à inteligência, fundamental para garantir a cibersegurança e evitar prejuízos financeiros, operacionais e de reputação às empresas.

A área de segurança da informação é sensível, o que exige a escolha de uma parceira com experiência e de confiança que viabilize o crescimento saudável do negócio. Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Baixe nosso Guia de Segurança Cibernética e saiba como evitar ataques cibernéticos e vazamento de dados.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL