Topo

4 situações adversas que exigem uma estratégia de backup de dados

Página incialArmazenamento de Dados 4 situações adversas que exigem uma estratégia de backup de dados
storage corporativo

4 situações adversas que exigem uma estratégia de backup de dados

A contratação de um storage corporativo pode não ser considerada uma prioridade na sua empresa. No entanto, esta solução tem funcionalidades importantes, como o backup de dados, para evitar problemas que comprometam a operação corporativa.

Afinal, diversas situações inesperadas podem fazer com que o backup de dados seja a única opção para dar continuidade às operações.

Ainda que a empresa não esteja esperando uma situação adversa que afete os dados corporativos, essas ocorrências são imprevistas. Assim, podem causar problemas irrecuperáveis ao negócio.

Leia também: Como aumentar a segurança do armazenamento de dados corporativos e pessoais?

Quando o backup de dados é necessário?

Existe uma série de situações em que a existência de um storage corporativo, com backup de dados, é essencial ao funcionamento da empresa. A seguir, apresentamos 4 delas. Confira!

1. Desastres naturais

Uma das situações adversas é a ocorrência de desastres naturais, como enchentes, incêndios e outros fatores que podem impactar completamente o armazenamento de dados in loco.

O comprometimento dos equipamentos, que pode ser revertido com um seguro, é prejudicial. Mas não se compara à perda de todas as informações da empresa, inviabilizando a retomada imediata das operações.

Esse tipo de ocorrência aumenta a importância de um backup externo, seja ele em outro local ou na nuvem. Assim, o storage corporativo se faz necessário.

Leia também: 3 riscos de descuidar da segurança da informação

2. Falhas humanas

Não é incomum que os próprios colaboradores cometam equívocos e erros processuais ao lidar com sistemas, softwares, aplicações e arquivos. Isso resulta na perda de dados importantes ao negócio, como deletar um arquivo acidentalmente.

Para evitar esse tipo de ocorrência, a empresa precisa ter uma política de controle eficaz. Dessa forma, é possível compartimentar o acesso dos usuários de acordo com a função.

Leia também: Monitoramento de rede: como gerenciar e controlar o BYOD?

3. Ataques cibernéticos

Um dos problemas mais recorrentes na atualidade são os ataques cibernéticos. Tais ameaças podem afetar a operação, as finanças, a manutenção dos dados da empresa e a credibilidade perante o mercado.

Neste contexto, é fundamental contar com o backup de dados, em particular no caso de phishing. Esse tipo de ataque consiste no sequestro dos dados do negócio, com a exigência de um resgate.

Caso a empresa tenha todos os dados protegidos em um storage corporativo, esse pagamento não é necessário.

No entanto, também é recomendado um sistema de proteção avançado que possa identificar ataques em tempo real e neutralizá-los.

Saiba mais: Como aumentar a segurança de redes corporativas com tecnologia?

4. Deterioração do parque tecnológico

A manutenção dos dados internamente pode ser bastante custosa e trabalhosa ao negócio, pois exige diversas estruturas como:

  • Data center;
  • Sistemas de refrigeração;
  • Servidores;
  • Switches de rede;
  • Cabos de rede etc.

Esses ativos de rede devem ser constantemente verificados pela equipe de TI e substituídos caso apresentem algum desgaste para não afetar o armazenamento.

Com o storage corporativo, essa necessidade não é mais exigida. O que reduz significativamente os custos de backup e da equipe interna de TI.

Leia também: Gestão de TI: como identificar a hora certa de trocar o parque tecnológico

Quais os benefícios de contar com o storage corporativo?

O storage corporativo previne a perda de dados em todos os cenários adversos apresentados previamente. Além disso, a solução apresenta benefícios diretos à operação que incluem:

  • Segurança dos dados;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Agilidade e mobilidade no acesso às informações;
  • Particionamento de cache.

E não para por aí! O storage corporativo ainda pode ter o backup de dados na nuvem. O que garante acesso de qualquer lugar, escalabilidade do espaço e personalização da solução.

Como escolher um storage corporativo?

Para escolher o storage ideal para o seu negócio, é importante avaliar a experiência e a referência da empresa parceira, os clientes atendidos, as soluções oferecidas e o tempo de atuação.

A ABX Telecom é um outsourcing de TI com 20 anos de experiência e grandes clientes no mercado brasileiro. Além disso, o storage corporativo da empresa conta com:

  • Personalização do espaço;
  • Armazenamento de dados na nuvem;
  • Baixo nível de tráfego de dados;
  • Discos de alta performance para melhor desempenho;
  • Compartilhamento em rede.

Quer saber mais sobre as funcionalidades e as vantagens do recurso? Conheça nossa solução e entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL