Topo

Como funciona um switch de rede para empresas?

Página incialAtivos de Rede Como funciona um switch de rede para empresas?

Como funciona um switch de rede para empresas?

Para obter o melhor desempenho da equipe de TI e demais colaboradores, é essencial estruturar corretamente os recursos das empresas. Atualmente, uma das melhores opções é o switch de rede, que apresenta vantagens em relação a outros equipamentos com funções semelhantes. 

Na prática, apesar da pandemia do novo coronavírus ser responsável por acelerar a transformação digital das empresas e adesão de novas ferramentas, essa necessidade de inovação tem ganhado espaço nas organizações ao decorrer dos últimos anos.

Para se ter uma ideia, de acordo com o Gartner, os gastos em TI alcançaram US$ 3,79 trilhões em todo o mundo em 2019. 

Os grandes motivos para isso são os benefícios que essas tecnologias promovem às instituições, desde a eficiência da operação até previsibilidade do negócio a longo prazo. 

Conforme estudo realizado pela IDC, cerca de 50% das organizações consideram recursos ultrapassados como um inibidor de crescimento e agilidade da equipe.

Nesse cenário, o switch de rede tem um papel fundamental para a estruturação do setor de tecnologia.

Para te ajudar a entender como funciona esse equipamento, quais as diferenças para outros ativos e a importância do aparelho para a rede de uma empresa, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira!

Você pode se interessar: Como modernizar a infraestrutura de TI e otimizar os serviços remotos

Como funciona o switch de rede?

O switch de rede serve para fazer a conexão dos computadores em uma rede local e permite a transmissão de informações entre as máquinas. 

O aparelho pode ser considerado uma evolução do hub, desempenhando o mesmo papel. No entanto, possui ganhos no desempenho e na personalização do funcionamento.

O switch, também chamado de comutador, tem diversas portas RJ45 fêmeas para conexão dos computadores ligados na rede. Inicialmente, o aparelho retransmite a mensagem recebida para todos os equipamentos nas demais portas conectadas.

A diferença em comparação com o hub é que o switch de rede registra o endereço MAC dos dispositivos ligados a cada porta. Dessa forma, em transmissões seguintes, em vez de enviar a informação em todas as portas, ela é encaminhada apenas à máquina de destino.

Leia também: Gestão da tecnologia da informação: 6 KPIs importantes para acompanhar

Qual a diferença para outros aparelhos?

Os diversos ativos de rede existentes tornam comum a confusão entre as ações desempenhadas por cada um. 

Isso se deve, principalmente, ao fato de que alguns equipamentos ampliam um tipo de função sem substituir por completo o antecessor no mercado.

No caso do switch de rede, as principais dúvidas são relacionadas às diferenças para aparelhos semelhantes, como o hub e o roteador. Conheça as características desses equipamentos a seguir:

Hub

Permite conectar computadores de uma rede local. Porém, o hub recebe os dados de uma máquina e retransmite para todas as outras ligadas à rede, não registrando o endereço MAC de cada uma delas como o switch;

Roteador

Consiste em uma evolução do switch, no entanto, é empregado comumente para suprir necessidades de redes mais complexas. 

A grande vantagem é que o roteador define o caminho dos dados considerando o trajeto mais curto até a máquina de destino, ou o menos congestionado de acordo com o tráfego de informações. Dessa forma, pode encaminhar a informação para um ou vários equipamentos.

Portanto, o switch de rede pode ser considerado um meio termo entre o hub e o roteador. Logo, é indicado para negócios de pequeno e médio porte que precisam organizar a infraestrutura de tecnologia.

Leia também: Como tornar sua empresa mais digital e eficiente com switch de rede?

Quais os benefícios do switch de rede?

Atualmente, o equipamento apresenta uma solução mais completa e personalizada, o que justifica o uso crescente desta opção.

Os switches de rede podem ser escolhidos de acordo com o tamanho da rede interna e também pelo volume do tráfego de dados. Assim, é possível adotar um serviço mais personalizado às necessidades do negócio.

Além disso, essa solução apresenta uma série de benefícios, tais como:

Redução de custos

Por otimizar todo o fluxo de informações interno, o switch de rede é responsável por minimizar os gargalos operacionais, minimizando erros, brechas ou retrabalhos que gerem desperdícios e, até mesmo, prejuízos financeiros.

Por outro lado, essa ferramenta também possui um ótimo custo-benefício quando comparado com outros recursos que prometem soluções parecidas. 

Essa vantagem, por sinal, não é notada apenas na implementação do serviço, mas também na manutenção, acompanhamento e outros processos necessários a longo prazo.

Escalabilidade

Em um cenário que as organizações estão em constantes disrupções e, principalmente, crescimento, é fundamental contar com ferramentas que permitam essas mudanças, como é o caso do switch de rede.

De modo geral, esse recurso se adapta completamente às deficiências da organização, fornecendo completa escalabilidade, seja para expansão dos serviços ou redução. 

Toda essa alteração é implementada de maneira prática, ágil e com toda a segurança necessária para melhor desempenho dos fluxos.

Aumento da eficiência operacional

Como citado, o switch de rede é responsável por fornecer algumas facilidades internas, dentre elas, é possível citar as melhorias da eficiência operacional.

Isso ocorre porque as informações são facilmente compartilhados, de acordo com os dados disponíveis, pessoas envolvidas nos acessos internos e padronizações implantadas.

Com isso, a equipe consegue também aumentar a produtividade interna, pois os colaboradores podem contar com uma ferramenta que fornece todo suporte essencial para o desempenho de suas funções.

Conectividade e mobilidade

Uma das principais mudanças do mercado em relação aos processos de uma empresa, sem dúvidas, foi em relação à conectividade. Os fluxos passados não forneciam às organizações possibilidades suficientes para promover a mobilidade de informações.

Nesse cenário, o switch de rede resolve esse problema com máxima efetividade. Além de conectar toda a infraestrutura da empresa, ainda permite que os funcionários consigam visualizar rapidamente qualquer tipo de dado que precisam. 

Segurança de dados

A ampliação do trabalho remoto alcançou a realidade de uma série de empresas por todo o planeta. No entanto, esse processo abriu algumas brechas sérias quando o assunto é segurança cibernética.

De acordo com um levantamento realizado pela Netskope, o aumento do home office potencializou visitas a sites e aplicativos de alto risco em 161%.

Nesse sentido, as organizações precisam maximizar as ações focadas na preservação de todas as informações sensíveis, com o objetivo de diminuir os riscos de invasões ou brechas que causem exposições de dados.

O switch de rede, por sua vez, fornece todo suporte necessário para para proteger as informações da empresa, clientes, funcionários ou outros parceiros de negócios. Contando com uma gama complexa de implementação, qualquer tentativa de ataque é facilmente inibida e combatida de maneira assertiva.

Transformação digital

Segundo um levantamento realizado pela Pichai, mais de 75% dos entrevistados planejam acelerar suas iniciativas para maturidade tecnológica

Isso porque uma infraestrutura de TI robusta e completa promove às organizações a transformação digital necessária para crescerem a longo prazo e alcançarem vantagens competitivas de seus concorrentes.

O switch de rede permite essa inovação, garantindo adequação de novas aplicabilidades, expansão dos dispositivos e constantes atualizações dos fluxos de tecnologia.

Leia mais: Como garantir o controle dos ativos de rede na sua empresa

Como adquirir os melhores ativos de rede

Para montar ou preservar a rede de dados na sua empresa, é importante contar com um fornecedor de qualidade e que ofereça todo o suporte que a sua organização precisa.

Dessa forma, é possível viabilizar uma gestão de ativos de rede centralizada e integrada com diversos equipamentos, tais como:

  • Ativos de rede: switches, roteadores, firewall, WLAN;
  • Ativos de TI: servidores, storages e soluções de data center.

A ABX Telecom é um parceiro de negócio com mais de 20 anos de experiência no mercado de infraestrutura de TI e fornece aos seus clientes serviços completos de switch de rede e de outros ativos tecnológicos. 

Com uma ampla gama de soluções e contando com técnicos especializados no segmento, a ABX Telecom apoia os seus parceiros desde o planejamento até a implementação desses recursos.

Além disso, a ABX oferece acompanhamento completo e monitoramento 24×7, além dos serviços de Recuperação de Desastres, de modo a inibir quaisquer tipos de problemas que comprometam a rede da organização.

Dessa forma, a ABX Telecom garante aos seus consumidores todos os benefícios esperados na adoção dessa tecnologia, além de inovação interna, eficiência e total disponibilidade do setor de TI.

Deseja saber mais? Conheça a solução de ativos da rede e entre em contato com nossos especialistas para potencializar os resultados do seu negócio!

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL