Topo

Tecnologia da informação nas empresas: principais áreas de investimento

Página incialTecnologia da Informação e Comunicação Tecnologia da informação nas empresas: principais áreas de investim...
tecnologia da informação nas empresas

Tecnologia da informação nas empresas: principais áreas de investimento

A tecnologia da informação nas empresas se tornou um investimento necessário para garantir a própria sobrevivência dos negócios no concorrido mercado atual. Afinal, o setor é o responsável por proporcionar a transformação digital e a inovação nos negócios.

De acordo com pesquisa da fornecedora de serviços Masergy, para 78% dos gestores entrevistados, a transformação digital é fundamental à sobrevivência das empresas. Assim, não consiste apenas em um investimento para ter vantagens competitivas.

Inclusive, os investimentos em tecnologia da informação nas empresas estão relacionados a diversos fatores, como:

  • Softwares;
  • Equipamentos de rede;
  • Terminais (computadores, celulares etc.);
  • Tecnologias disruptivas como Big Data, inteligência artificial e outros.

Saiba mais: 7 dicas para ter maior melhoria de processos de TI

A seguir, saiba quais são as expectativas dos gestores com esses investimentos e também quais as áreas mais promissoras.

Quais as expectativas ao investir em tecnologia da informação nas empresas?

A pesquisa da Masergy trouxe informações valiosas sobre as projeções dos gestores com os investimentos em TI e transformação digital.

Para 61% dos pesquisados, a expectativa é obter um retorno sobre o investimento (ROI) no longo prazo e estratégico. Já os outros 39% esperam um resultado rápido dos investimentos em tecnologia.

Destaca-se que os negócios que esperam um rápido retorno podem ter frustrações com o investimento. Afinal, se trata de uma área que envolve toda a cultura organizacional e também depende de um alinhamento estratégico com os objetivos de negócio.

5 tecnologias que são tendência nas empresas

A mesma pesquisa elencou quais foram as principais áreas de investimento em tecnologia da informação nas empresas.

1. Computação em nuvem

A migração para a nuvem foi um investimento de 37% das empresas. O principal foco foi a maior capacidade de armazenamento, redução dos custos com infraestrutura, maior segurança e acesso remoto.

Leitura recomendada: Como evitar falhas de segurança da informação na nuvem?

2. Segurança da informação

A segurança da informação é outra tendência com 35% dos gestores realizando esse tipo de investimento.

A maior preocupação com segurança se deve à intensificação e à sofisticação dos ciberataques. Além disso, há legislações mais rígidas em relação à coleta, ao tratamento e ao uso dos dados, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) que entrará em vigor no Brasil em agosto de 2020.

Leia mais: Como aumentar a segurança de redes corporativas com tecnologia?

3. Análise de dados e IA

A análise de dados e a inteligência artificial (IA) receberam 33% dos investimentos. Entre os objetivos dos gestores com essas tecnologias, destaca-se a maior assertividade dos processos, a melhora da experiência dos clientes e a eficiência nas estratégias desenvolvidas.

4. Mobilidade e comunicações unificadas

A mobilidade e as comunicações unificadas tiveram 26% dos investimentos. Isso se deve à maior necessidade de desenvolver processos remotamente e centralizar informações com foco na eficiência e assertividade da tomada de decisões.

5. Tecnologias emergentes

As tecnologias emergentes foram uma surpresa da pesquisa, com 22% de gestores investindo nessa área. O que contempla inovações como IoT (Internet das Coisas), realidade virtual e outras.

O objetivo é que o investimento nas soluções disruptivas proporcione maior vantagem competitiva.

Como investir em tecnologia da informação nas empresas?

De olho nesse cenário de tendências e novos investimentos em transformação digital, as companhias devem estabelecer parcerias sólidas com empresas que são referência na prestação de serviços e fornecimento de produtos.

A ABX Telecom é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado de telecomunicações e tecnologia da informação.

Oferecemos soluções integradas com aplicações inteligentes. Tudo para auxiliar na redução de custos e no aumento de performance operacional em diversos segmentos. As nossas soluções incluem:

  • Ativos de rede;
  • Segurança cibernética;
  • Ativos para data center;
  • Storage corporativo;
  • Telefonia na nuvem e outros.

Com essas soluções, as empresas tornam a operação mais moderna e ainda garantem a infraestrutura adequada para outros investimentos em transformação digital.

Portanto, para investir em tecnologia da informação nas empresas, é preciso definir estratégias alinhadas com os objetivos do negócio. Além disso, deve-se ter parcerias sólidas que possam auxiliar nas transformações cruciais à competitividade e crescimento.

Quer saber mais sobre a ABX Telecom? Conheça todas as nossas soluções!

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL