Monitoramento de rede: como gerenciar e controlar o BYOD?

Um monitoramento de rede eficaz depende da capacidade das empresas de gerenciarem os dispositivos usados dentro da organização. Neste cenário, a prática de BYOD pode ser muito útil.

A sigla significa Bring Your Own Device, que pode ser traduzida como “Traga seu Próprio Dispositivo”. Este método é importante nos dias atuais, já que o uso de dispositivos pessoais por profissionais no trabalho, como o smartphone, aumentou de forma significativa.

Esse crescimento se deve, principalmente, pela propagação do home office e das atividades remotas. Por isso, o BYOD é uma prática que deve ser adotada nas empresas.

Mas, para que o método não seja um risco à segurança, é imprescindível desenvolver uma estratégia de monitoramento de rede eficaz. Saiba mais a seguir!

Quais os riscos do BYOD para as empresas?

Segundo estudo de 2016 do Ponemon Institute, 67% dos profissionais de segurança em TI acreditavam que era muito provável o uso de um dispositivo móvel resultar em uma invasão à rede.

Afinal, a utilização destes dispositivos no trabalho ainda são uma lacuna para a produtividade e segurança. Confira os principais riscos associados:

  • Impossibilidade de monitorar as atividades dos colaboradores. O que viabiliza a ocorrência de ataques hackers. Além disso, reduz a produtividade, devido ao uso dos equipamentos para ações fora do escopo profissional;
  • Vulnerabilidade dos aplicativos usados pelos colaboradores. Isso se deve pela falta de conscientização no que se refere às verificações dos sistemas e atualizações de segurança;
  • Falta de técnicas de segurança nos dispositivos pessoais, como autenticação de dois fatores. O que facilita o acesso às informações sigilosas da pessoa ou da empresa, em caso de roubo ou perda do dispositivo.

Portanto, o BYOD oferece um risco real ao negócio se não tiverem estratégias de monitoramento de rede bem desenvolvidas. Inclusive, gerando brechas de segurança que podem ser danosas à empresa.

Como fazer um monitoramento de rede eficaz?

Para que a prática seja segura e também agregue às atividades profissionais, é relevante que a equipe de TI desenvolva uma estratégia de monitoramento de rede. Assim, é possível mapear os dispositivos conectados e os softwares usados.

Veja 3 pontos para tornar esse monitoramento eficaz de verdade:

  • Controle de acesso

O primeiro passo para o uso mais eficaz do BYOD consiste no controle de acesso dos dispositivos. Uma opção é cadastrar o endereço dos dispositivos que vão acessar à rede, concedendo acesso apenas aos autorizados.

Além disso, também é possível fazer o cadastro e autenticação dos usuários. Desta maneira, você autoriza o acesso dos usuários somente às redes que sejam necessárias ao desempenho da atividade.

  • Monitoramento do tráfego

Os colaboradores devem ser conscientizados sobre o uso das redes e boas práticas para segurança cibernética da empresa. Dessa forma, a equipe de TI pode avaliar quais acessos são permitidos de acordo com o perfil do usuário.

Por exemplo, o acesso a softwares variados, e-mail pessoal e redes sociais pode ser restringido, quando o dispositivo estiver conectado à rede da companhia.

  • Uso de dados e largura de banda

Cada vez mais, os equipamentos ficam conectados à internet como notebook, smartphones, tablets e outros. O que exige um acompanhamento da equipe de TI quanto ao consumo de dados.

O monitoramento de rede envolve tanto a identificação do volume total do tráfego, como o consumo de cada dispositivo e software conectado. Isso mostra se o uso da rede foi destinado a dispositivos pessoais ou atividades profissionais.

Este estudo do tráfego e da rede evita a necessidade de aumentar a largura de banda devido ao uso não consciente dos profissionais. Assim como, mostra o momento adequado de atualizar o parque tecnológico.

Como melhorar a proteção de rede e a segurança

Além das dicas para implementar a prática de BYOD orientada a evitar riscos de segurança, é importante contar com soluções contra ameaças cibernéticas. A ABX Telecom, por exemplo, é uma empresa especializada na oferta de soluções para área de TI.

Fornecemos os equipamentos necessários para desenvolver a infraestrutura de rede do seu negócio, possibilitando o monitoramento de rede eficaz. Tudo para melhorar a eficiência dos sistemas e elevar a segurança em TI.

Também desenvolvemos um Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas Avançadas (TPS). Trata-se de uma plataforma inteligente, que vai além da abordagem tradicional e identifica os ataques mais silenciosos, detectando as ameaças no momento em que acontecem. O que proporciona agilidade para neutralizar as ameaças o mais rápido possível.

Ficou interessado nas nossas soluções? Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas!

 

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Utimos posts

Confira aqui os posts mais recentes, esse blog é recomendado para quem busca entender mais sobre o mundo da tecnologia