Como tornar sua rede de dados moderna, escalável, performática e gerenciável?

Atualmente, quase todos os processos das empresas, independentemente do segmento de atuação, estão conectados ou automatizados, exigindo que a rede de dados cumpra diversos pré-requisitos.

Pensando nesse desafio do gestor de TI, destacamos a seguir qual a importância da rede de dados e como é possível melhorar o desempenho dela com os ativos de rede certos. Confira!

Qual a importância da rede de dados?

As novas tecnologias viabilizaram uma transferência em massa dos processos e informações das empresas para a rede ou nuvem, de forma que o funcionamento de um negócio atualmente esteja intimamente relacionado com as soluções de rede utilizadas.

É comum que os diferentes departamentos de uma empresa aloquem as informações no mesmo local, o servidor, que reúne tudo aquilo que é indispensável para o funcionamento do negócio. Mas além do servidor, os demais ativos de rede também precisam suportar o tráfego de dados, permitindo agilidade e melhor desempenho.

Confira a seguir como cada uma das atribuições da rede de dados impacta nos resultados do negócio:

  • moderna: uma rede mais moderna aumenta a segurança da empresa, tem um melhor desempenho e garante que o hardware e software sejam compatíveis;
  • escalável: viabiliza o crescimento sustentável do negócio, garantindo a qualidade operacional ainda que haja um aumento nas demandas atendidas e na quantidade de clientes;
  • performática: refere-se à performance da rede de dados, o que impacta a produtividade da equipe, a velocidade de tráfego dos dados e os melhores resultados;
  • gerenciável: é necessário que a rede seja centralizada, com a possibilidade de controle de acessos e outras atividades que garantam a segurança dos dados e eficiência.

Portanto, para atender ao maior volume de dados e a dependência dos processos da empresa nos meios digitais, é fundamental que a rede de dados tenha os ativos de rede necessários para um bom funcionamento e viabilize a constante evolução das soluções adotadas.

Uma rede que atenda essas demandas é imprescindível para que a empresa torne-se mais competitiva e garanta segurança operacional, não correndo o risco de ficar “desconectada” e inoperante por longos períodos.

Como melhorar o desempenho da rede de dados?

Para tornar a rede de dados moderna, escalável, performática e gerenciável é preciso, inicialmente, que a empresa tenha um comprometimento orçamentário com a área de TI, pois esse segmento está constantemente em atualização, exigindo esforços permanentes para manter um desempenho elevado.

Outro aspecto determinante para alcançar esses objetivos é estabelecer uma parceria de confiança com uma fornecedora de TI que atenda às diferentes demandas do negócio.

ABX Telecom, por exemplo, possui experiência e tradição no suporte à área de TI das empresas, além de atuar com colaboradores que visam entender a demanda do negócio para oferecer uma solução que melhor atenda aos requisitos identificados.

A empresa atua com a venda, locação e outsourcing dos ativos de rede, garantindo o correto compartilhamento de recursos, programas e equipamentos, de forma que todos os usuários da rede tenham acesso de qualidade, independentemente da localização física.

Além dos ativos de rede, a ABX atua ainda com a manutenção de sistemas, customização e integrações, também com instalação, programação e testes, de forma que todas as demandas possam ser atendidas com uma parceira. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções de TI!

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Utimos posts

Confira aqui os posts mais recentes, esse blog é recomendado para quem busca entender mais sobre o mundo da tecnologia